terça-feira, 18 de outubro de 2011

Manicure: dicas de cutelaria


Sabemos que cuidar das unhas é importante e, nem sempre, tarefa simples. É possível fazer as próprias unhas e deixá-las tão bonitas quanto às feitas por uma manicure, na maioria dos casos. Por isso, confira dicas e alguns segredos dos profissionais que selecionamos para você! Primeiramente, os itens para que possamos fazer as nossas unhas em casa.
Os produtos necessários são simples. Em um "kit manicure" deve ter:
- lixa de unha
- alicate (para remover o excesso de cutícula)
- alicate para cortar unha ou tesoura
- espátula (para empurrar a cutícula)
- pauzinho de laranjeira (para limpar o esmalte) 
- algodão
- removedor de esmaltes 
- base de unha (pode-se optar por base fortalecedora) 
- óleo secante ou spray secante
- creme hidrante (para retirar cutículas ou aquele que é usado nas mãos) 
- esmaltes
Dicas importantes:
Atualmente, não usa mais aqueles potes ou bacias cheios de água para deixar as mãos ou os pés mergulhados com o objetivo de amolecer a cutícula. Pedaços de algodão umedecidos em cada dedo, por alguns minutos, são mais higiênicos e proporcionam o mesmo efeito dos pés de molho.
Outra dica importante dos profissionais é nunca remover toda a cutícula das unhas, principalmente, porque elas são uma proteção. Se aprofundarmos muito a cutícula, aumentam as chances de alguma contaminação. Além do mais, quanto mais se tira, mais cutícula se tem. Por isso, o ideal é empurrar a cutícula com a espátula, sem machucar.
Para deixar a superfície das unhas uniforme, sem aquelas ondulações ou descamações, um pouco de óleo secante ou óleo de cravo (que fortalece, lubrifica e tem efeito fungicida) nas unhas - após a retirada do excesso de cutícula - funciona que é uma maravilha!
Passar, levemente, a parte mais fina da lixa sobre as unhas também é um truque que funciona.
Antes do esmalte, é bom caprichar na base e passá-la em torno das unhas. Passe a base a uns dois milímetros no dedo. Esta base que fica por fora facilita na remoção do excesso de esmalte, na hora da finalização do processo.
Quando for pintar as unhas, o ideal é dar duas mãos bem finas - esmalte suficiente no pincel para cobrir toda a unha - para ter um acabamento melhor, mais bonito e conseguir obter a cor exata do esmalte.
Quando for retirar o esmalte das suas unhas, em especial cor escura, para evitar que os dedos e unhas fiquem manchados, é recomendado passar um pouco de óleo secante antes do removedor de esmaltes. Desta maneira, a retirada é mais eficiente e ajuda a evitar aquela lambança típica dos esmaltes mais escuros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário