terça-feira, 11 de outubro de 2011

DERMAROLLER ( Indução Percutânea de Colágeno)




DERMAROLLER®
TERAPIA DE INDUÇÃO PERCUTÂNEA DE COLÁGENO


O que é?
 É o estímulo mecânico à produção de colágeno realizado por meio do rolamento de um cilindro com pequenas agulhas, que provocam micro lesões da pele.
Após este procedimento, a pele passa por três processos:
 üInflamação: após o estímulo mecânico há a reprodução das células da pele;
 üProliferação: as células da pele se multiplicam;
üRemodelação: o tecido é reestruturado e a as células mortas eliminadas, deixando a pele mais resistente e com uma aparência mais uniforme.
Por meio deste procedimento, a quantidade de colágeno pode dobrar e o efeito pode, ainda, ser otimizado com a aplicação da vitamina C. O aparelho utilizado chama-se Dermaroller® (dermaroler é incorreto) e as suas micro-agulhas possuem 1,5 mm de comprimento.
  
Figura 1 - retirada do site oficial Dermaroller


Para quem é recomendado?
 O tratamento pode ser feito em mulheres e homens, que queriam suavizar as linhas e as rugas de expressão, clarear manchas, amenizar cicatrizes provocadas pela acne, rejuvenescer a pele ou atenuar estrias.
É dolorido?
 Não, pois antes de iniciar o procedimento, um creme anestésico é aplicado na pele. O paciente poderá sentir apenas suaves picadas no local e ter micro-sangramentos, não havendo perda de sangue.
Quantas sessões são necessárias?
 Depende do objetivo do paciente, que deverá esclarecer todas as suas dúvidas com o seu médico. Porém, em 3 sessões, com intervalo de 2 meses entre cada uma, já é possível obter resultados excelentes.                                                                                   
Quanto tempo dura cada sessão?


Pode levar, em média, uma hora e meia.
Após a aplicação do anestésico na região é preciso aguardar 60 minutos e, para o rolamento é necessário de 15 a 20 minutos.
Ao final do procedimento, caso haja a aplicação da máscara de vitamina C, 15 minutos são suficientes.


Quais são os cuidados pós-tratamento?


Cada médico tem a sua recomendação. No caso da Dra. Suzana, os cuidados após o tratamento consistem na aplicação:
üImediata de filtro solar com fator de proteção solar 30 (no mínimo), a cada 3 horas.
 Após o 3º dia: 
 üÁcido Glicólico à noite    
üVitamina C pela manhã.
Vale ressaltar ainda que durante, mais ou menos, dois dias a pele pode apresentar vermelhidão (hiperemia), mas que pode ser disfarçada com maquiagem, sem a necessidade de permanecer em casa. Ainda assim, a  recomenda utilizar maquiagem somente após 24 horas depois do tratamento.
Há alguma contra indicação?
Todo o procedimento possui riscos. Neste caso, a pele sofre micro lesões e pode ocorrer infecção, herpes, cicatriz ou, em pacientes com propensão, formação de quelóide (cicatriz endurecida e saliente).
O procedimento é realizado em ambiente ambulatorial (sem a necessidade de internação) e até o momento, nenhum caso foi relatado.


Depois de quanto tempo é permitido repetir o procedimento?
A formação do tecido novo leva de 6 a 8 semanas, portanto, não há necessidade de repetir o procedimento antes deste período.


O Dermaroller® é indicado para:


üRejuvenescimento
üRugas e linhas de expressão
üAcne
üCicatrizes de acne
üCicatrizes
üEstrias


Nenhum comentário:

Postar um comentário