terça-feira, 4 de outubro de 2011

Cabelos: e pentes adequados



                                                         





Apesar de ser um utensílio simples, usado desde sempre por homens e mulheres para alinhar os cabelos e melhorar a aparência, o pente pode variar bastante e propiciar resultados diferentes de acordo com o modelo e material escolhidos. E o produto usado em conjunto com o pente, para arrumar ou desembaraçar os cabelos, é uma peça essencial para que os resultados sejam positivos.
Segundo especialistas, o ideal é que se desembarace o cabelo somente após a aplicação do creme ou óleo leave in, após lavar os cabelos no banho. Este produto deve ser o indicado para seu tipo de cabelo, e impede que os fios se quebrem na hora de desfazer os bolos.
Madeira e bambu
A madeira foi, durante anos, a preferida de todos por ser eficiente contra a eletricidade estática dos fios, abaixando o volume docabelo e evitando o frizz. No entanto, é preciso tomar muito cuidado: o uso prolongado da madeira, sem limpar direito, deixando fios de cabelos embolados e a umidade tomarem conta, colabora para o aparecimento de fungos que podem danificá-los. Portanto, se você prefere este material, capriche na higiene e troque periodicamente de pente.
Para desembaraçar com escova, prefira as que têm uma base almofadada, pois isso reduz o atrito com os fios e evita a quebra, bem como as pontas duplas. Algumas escovas e pentes  são ionizadas para facilitar este trabalho, sendo bem úteis na hora da chapinha.
Um formato para cada função
Pente longo e fino, pouco espaço entre as cerdas, é útil para quando você for aplicar um tratamento caseiro nas suas madeixas, seja uma hidratação, tintura ou alisamento. Com este tipo de pente fica fácil separar as mechas que você vai trabalhar de cada vez. No entanto, para o uso diário, devem ser evitados por pessoas com cabelos crespos e cacheados.
Pentes largos, dentes grandes e espaçados são a escolha certa para estes cabelos mais volumosos, enrolados, cheios de cachos. Este tipo de pente não vai estragar o efeito daquele tratamento bacana que você fez nem quebrar seus fios.
Pentes ionizados, um tipo mais recente, servem para selar os fios após uma cauterização, reduzindo o frizz e garantindo um ótimo acabamento.
Como escovar e pentear corretamente:
Para todos os cabelos: antes de usar a escova ou pente, experimente separar os fios com os dedos, da raiz até as pontas. Não force, tente apenas facilitar o trabalho da escova ou pente, desembaraçando bolos mais complexos.
Para cabelos lisos, escove duas vezes ao dia: ao acordar e antes de dormir. Embora pareçam ser de fácil manutenção, precisam de cuidado constante para manter a vitalidade.
Escove cuidadosamente, começando na raiz e indo até as pontas, sem forçar e utilizando seu pente favorito, podendo ser o de cerdas mais finas.
Para cabelos crespos, é ideal a utilização do pente de cerdas largas e bem separadas, sempre após lavar o cabelo. Após o leave in, desembarace os cabelos e deixe secar naturalmente. Ao longo do dia, utilize um ativador de cachos conforme a orientação de um profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário