quinta-feira, 13 de outubro de 2011

33 soluções para o cabelo


beleza-cabelo-33-solucoes-para-o-cabelo

1- Queda livre
Experimente mudar a temperatura da água do banho, o xampu, o condicionador, o leave-in, o elástico de cabelo, a dieta e o ritmo acelerado no trabalho. Se continuar perdendo mais de 100 fios por dia, procure um médico. Você pode estar com uma infecção no couro cabeludo, disfunção na tireóide, falta de vitamina ou até mesmo depressão. Com o diagnóstico, é possível combater a causa.
2- Lavagem vitaminada
Alguns xampus ajudam a fortalecer os fios, evitando a queda. Procure no rótulo ingredientes como babosa, que tem ação anti-séptica, quinina e vitaminas B5 e B6, que ativam a circulação. Sugestões: Shampoo Antiqueda, Ecologie, 15 reais, e Concentrado Revitalizante Antiqueda de Quinina, Klorane, 92 reais.
3- Pontas duplas
Procure cortar o cabelo a cada 40 dias e evitar processos químicos. "Além disso, desembarace-o, ainda molhado, sempre com um pente, da raiz em direção às pontas para evitar a quebra", sugere a cabeleireira Gleyce Wuldarczki, do salão Soho Pompéia, em São Paulo.
4- Receita de volume
Se hoje a apresentadora Amanda Françozo tem uma bela cabeleira, deve isso às artes de sua mãe. "Como o meu cabelo era ralinho e caía muito, ela batia no liquidificador uma folha de babosa, 1 colher de sopa de óleo de rícino, 2 colheres de sopa de creme hidratante e uma ampola de vitamina A. Depois, espalhava a mistura em toda a minha cabeça, deixava agir por uns 20 minutos e enxaguava. A cada 20 dias, repetia o processo. Reconheço que, graças a essa receita, meus fios são hoje fortes e brilhantes."
5- Brilho vapt-vupt
A dica do cabeleireiro Marco Antônio de Biaggi, do M.G. Hair Design, em São Paulo, ajudou a apresentadora Adriane Galisteu a resolver o ressecamento causado por excesso de escova, baby-liss e chapinha. "Indiquei uma hidratação a cada 15 dias com o Acqua-Oleum, Kérastase, que recupera o brilho em três minutos", ensina ele.
6- Tratamento de choque
O cabelo da atriz Leandra Leal tinha tudo para ser apagado. Cacheado, com tendência ao ressecamento, ele recebe tintura desde que Leandra tinha 14 anos. O segredo dela: uma hidratação profunda a cada dez dias no salão. "Aplico nos fios da atriz os produtos da linha Repair, da Schwarzkopf. O resultado é imediato", revela o cabeleireiro César Renckel, do HBD Spa, no Rio de Janeiro.
7- Máscara renovadora
Para recuperar o brilho do cabelo em casa, espalhe uma máscara hidratante, começando pelas pontas e terminando no alto da cabeça. Deixe agir de dez a 15 minutos e em seguida enxágüe bem. Sugestões: Force Densité Creme-Gel Rénovatrice, Lancôme, 204 reais, e Super Máscara para Cabelos, OX, 13,50 reais.
8- Hidratação de última hora
Se você precisa chegar impecável a um compromisso, mas não teve tempo de hidratar, use spray de brilho. "Dê uma secada rápida e aplique o produto da metade do comprimento até as pontas. O ar de vitalidade vai durar até a próxima lavagem", diz o cabeleireiro Júlio Crepaldi, do salão Galeria, em São Paulo.
9- Mais luz O cabelo da atriz Suzana Vieira é misto e perde o brilho com facilidade. "Para mantê-lo do jeito que eu gosto, sou obrigada a trocar o xampu a cada 15 dias. Além disso, nunca passo condicionador na raiz", revela.
10- O caminho da prevenção
As empresas estão investindo em produtos antiidade para o cabelo. Eles contêm vitamina E e óleo de uva, que combatem os radicais livres, evitando as temidas pontas duplas. Sugestões: Age Recharge, Kérastase, 62 reais, e Phytocyane Xampu, Phyto, 54 reais.
11- Gotas mágicas
Um reparador à base de silicone puro resolve temporariamente o problema das pontas duplas. Pingue umas cinco gotas na palma das mãos, esfregue uma na outra e aplique. O efeito dura até a lavagem seguinte.
12- Tesoura nas pontas
Atenção: se o problema do seu cabelo for pontas duplas, não vale desfiar os fios com navalha. "O corte definido, com repicado leve apenas nas pontas, é o mais indicado", sugere o cabeleireiro Júlio Crepaldi.
13- Cachos sob controle
Que eles arrepiam com facilidade é sabido. Mas nem todo mundo sabe que modeladores de cachos, de preferência em forma de gel, amansam as madeixas. "É fácil aplicar: espalhe o produto nas mãos e amasse as mechas de baixo para cima, deixando-os secar naturalmente ou com um difusor", ensina a cabeleireira Silvinha Carvalho, do salão L'Autre Femme Coiffeurs, em São Paulo. Sugestões: HairLife Ativador de Cachos, Embelleze, 3 reais, e Creme para Pentear, da linha Cachos, Vita Derm, 22 reais.
14- Peso pesadoPara assentar o cabelo arrepiado, aposte no gel líquido com fixação média para deixá-lo mais encorpado e pesado. "Espalhe uma pequena quantidade nas mãos e deslize-as do meio do comprimento até as pontas, passando por último no alto da cabeça. Evite aplicar no couro cabeludo. Modele com secador", diz Júlio Crepaldi.
15- Proteínas nos arrepiados
Para abaixar os fios, a especialista em tratamento capilar Léo Nunes, do salão Mod's Hair Paris, em São Paulo, aconselha: "Aplique um xampu anti-resíduos, enxágüe e passe uma máscara reestruturante com fibras e proteínas. Coloque uma touca ou envolva em papel-alumínio e deixe o produto agir por 15 minutos".
16- Cheio de corpo
O truque é usado por dez entre dez famosas que têm cabelo curto e querem deixá-lo um pouco mais encorpado: aplique na raiz um spray ou uma musse para dar volume aos fios. Depois, é só secar de baixo para cima soltando as mechas com os dedos. É tiro e queda!
17- Acerte no corte
Quem tem cabelo fino e longo deve desfiar totalmente os fios com a tesoura, de cima para baixo, em um ângulo de 45 graus. "Isso evita que se formem degraus e que o rabo-de-cavalo fique murcho, por exemplo", afirma o cabeleireiro Toninho Alves, do salão Lay Out, em São Paulo.
18- Colorido que encorpa
Tanto a balayage (técnica de clareamento) quanto o xampu tonalizante fortalecem os fios.
19- Um banho de volume
O truque da apresentadora Olga Bongiovani é enxaguar com muita água fria toda vez que lava a cabeça. Ela garante que isso ajuda a dar volume ao cabelo.
20- Pura leveza
Para cabelos cacheados e muito volumosos, o mais indicado é um corte semilongo, na altura dos ombros, com fios inteiros na parte de trás para deixá-los um pouco mais pesados. "Na frente, um leve desfiado confere movimento e reduz o volume", garante o cabeleireiro Jaime Mendonça, do salão Fashion Clinic, do Rio de Janeiro.
21- Fera contidaA escova grande e quadrada funciona como um curinga nas mãos dos cabeleireiros. E agora na sua também. Ela é capaz de deixar os fios chapados. O truque é secar o cabelo escovando com vigor
22- Redução drástica das ondas
Depois de lavar o cabelo, aplique dois tipos de leave-in, um cremoso e outro em forma de musse, espalhando doses generosas da metade do comprimento até as pontas e uma quantidade bem pequena no alto da cabeça. Em seguida, desembarace os fios com um pente fino e deixe secar naturalmente.
23- Verde que não te quero verde
A especialista Léo Nunes entrega um truque caseiro e rápido para eliminar o tom esverdeado, provocado pelo cloro da piscina, que atinge fios mais claros: "Dissolva uma aspirina efervescente em meio litro de água e despeje sobre o cabelo lavado. Deixe agir por 15 minutos, enxágüe e passe o condicionador".
24- Força protetora
Para evitar que os fios tingidos acabem desbotando com a ação do sol, abuse de produtos que segurem a cor por mais tempo. No mercado, há xampus, condicionadores, máscaras e finalizadores desenvolvidos com filtro solar. O cabeleireiro Richard Metairon, do salão Beka Internacional, em São Paulo, recomenda que eles sejam usados durante toda a temporada na praia. Sugestões: Acqua Protective, Kérastase Soleil, 53 reais, e Color Protect Locking Spray, Paul Mitchell, 36 reais.
25- Pode vir quente
Produtos termoativados (xampu, condicionador ou leave-in) são indicados para quem não vive sem um aparelho modelador. Eles possuem moléculas que hidratam e nutrem os fios toda vez que entram em contato com o calor do secador, da chapinha e do baby-liss.Também protegem do ressecamento causado pelo ar-condicionado e pela poluição. Aplique o leave-in nos cabelos úmidos (não exagere na dose para não melar os fios) e modele como quiser.
26- Fim da oleosidade
Experimente usar duas vezes por semana um pré-xampu. "Ele atua como um detergente poderoso, abrindo as cutículas e limpando profundamente o fio", diz a especialista Léo Nunes. Sugestões: Extra Gentle Shampoo, Shiseido, 85 reais, e Pré-Shampoo Universal Solutions, Boticário,12 reais.
27- Lenço poderosoNão deixe faltar em casa e no trabalho aqueles lenços umedecidos usados para limpar bumbum de nenê. Eles são adstringentes e, segundo o cabeleireiro Júlio Crepaldi, reduzem a oleosidade quando passados no couro cabeludo.
28- Tom no chuveiro Se a tintura está desbotando antes da hora do retoque, escolha um xampu tonalizante da mesma cor do seu cabelo. "Lave massageando durante cinco minutos e enxágüe", ensina o cabeleireiro Paulo César Schettini, do M.G. Hair Design, em São Paulo. Sugestões:Tonalizante Biocolor Jazzing, Niasi, 9 reais, e Brilhancy, da Aroma do Campo, 2,50 reais.
29- Fios de aço
Crie o hábito de procurar no rótulo do produto ingredientes que fortalecem. Entre eles: aloe vera (emoliente), keravis (proteína vegetal), queratina e proteínas do trigo (substâncias reestruturantes).
30- Boa mistura
"O excesso de spray, musse e secador deixa o meu cabelo fraco. Por isso, a cada 15 dias aplico um creme à base de frutas com algumas gotas de azeite de oliva", conta a atriz Karina Bacchi.
31- Oil free
Depois de lavar os fios, despeje suco de limão no cabelo e massageie. Isso ajuda a neutralizar a oleosidade. Em seguida, enxágüe.
32- Disfarce as manchas
Para esconder a raiz escura e os fios desbotados, mude o repartido. "Se a risca era ao meio, use de lado ou então deixe a franja caída", sugere Sandro Cassolari, do salão L'Autre Femme, em São Paulo.
33- À moda antiga Para dar volume aos fios, o cabeleireiro Gilberto Moraes, do salão Ophicina do Cabelo, no Rio de Janeiro, recorre ao bom e velho bobe. "Uso três tamanhos diferentes para enrolar asmechas, que devem ser finas: grande no alto da cabeça, médio no centro e pequeno na nuca. Deixo 20 minutos no secador, retiro os bobes e solto os cachos apenas com as mãos. Por último, eriço a raiz com um pente e aplico um spray fixador na raiz."

Nenhum comentário:

Postar um comentário